HISTÓRIA

Dra. Elisa Checchia Noronha, fundadora do Curso Parto Amoroso


Em 1955 a médica obstetra Dra. Elisa Checchia Noronha criou em Curitiba o Curso Parto sem Dor, que tinha como objetivo tranquilizar as grávidas em relação ao seu período de gestação, parto, amamentação e cuidados com o bebê recém-nascido, através de informação científica, ensinada de forma carinhosa e acessível.

Eram tempos em que a grande maioria das mulheres não tinha acesso a escolaridade além do curso primário, pois eram criadas para se casar e ser mães. Segundo a mentalidade daquela época, toda mulher já deveria saber tudo em relação à maternidade, não havendo na sociedade uma preocupação com ensino formal sobre este assunto, a não ser os conselhos e ajuda de avós, mães, tias, madrinhas e amigas.
Muito à frente de seu tempo, Elisa se formou em medicina em 1935, numa das primeiras turmas da Universidade Federal do Paraná. Seus primeiros passos como médica graduada foram no Serviço de Obstetrícia do Professor Briquet, em São Paulo, onde fez estágio durante dois anos. Retornando a Curitiba, passou a clinicar em seu consultório e nos hospitais da cidade. 

Em 1939 casou-se com o médico Leônidas Noronha, seu colega de turma, e ambos foram morar em Rolândia, norte velho do Paraná. Lá sentia-se incomodada ao perceber que suas pacientes estavam inseguras, amedrontadas, cheias de dúvidas ao engravidar. Voltando a morar em Curitiba, percebeu que os mesmos medos assombravam suas pacientes também na Capital paranaense. Com base em cursos para gestantes que estavam surgindo na Europa, decidiu então criar em 1955 um curso para ensinar as gestantes de Curitiba.
Antes de mais nada, precisou enfrentar a barreira imposta por seu próprio marido, que não compactuava com a ideia. Mas ela foi em frente: no início, o curso era ministrado por ela mesma, em seu consultório localizado à Rua Prudente de Moraes, aos domingos pela manhã para as gestantes que eram suas pacientes. Ela as tratava com um carinho sem igual e não media esforços para atendê-las, sem jamais se preocupar com retorno financeiro.
Sua perseverança, seu conhecimento e seu carisma eram tamanhos que as gestantes começaram a convidar outras gestantes a participar. Sentiam-se acolhidas, a vontade para esclarecer suas dúvidas e percebiam que o resultado na prática do dia-a-dia era fabuloso.
Aos poucos, vários profissionais de saúde vieram lhe auxiliar nas aulas. Eram atraídos pelo seu exemplo, baseado na atenção, carinho e doação. Dra Elisa fazia questão de manter o curso como um trabalho voluntário, sem remuneração aos profissionais professores, pois ela sabia que aquelas mulheres não tinham renda própria para pagar por aulas e que seus maridos jamais admitiriam "gastar dinheiro" com algo que, para eles, as mulheres já nasciam sabendo. Tempos difíceis, mas ela enfrentou cada desafio com humildade e muita coragem. Perdeu o marido muito cedo, perdeu a filha em um acidente de carro, mas jamais perdeu a garra.
Por seu trabalho incansável, especialmente voltado à saúde das mulheres, Dra Elisa presidiu por vários anos a Associação Nacional das Mulheres Médicas. Em 1960 fundou e presidiu por mais muito tempo a Associação das Mulheres Médicas do Paranáque reunia as médicas com o intuito de aproximar profissionais e compartilhar experiências, sempre visando melhorar os serviços à população.

Dra Elisa foi mãe de 4 filhos e sabia muito bem o que cada mulher sentia ao engravidar. Trabalhando em seu consultório, atendendo aos partos nas frias madrugadas de inverno, muitas vezes na casa das pacientes, deu continuidade ao curso e, em paralelo, deu início à construção de seu grande sonho de vida: o Hospital e Maternidade Santa Brígida, nome que escolheu para homenagear sua mãe, Sra Brígida Somma Checchia e também sua filha, batizada com o nome Brígida, que foi inaugurado em 1973.
Os anos se passaram e seu trabalho a transformou em um exemplo de exercício da boa medicina, como também de motivação para muitas pessoas. Cada vez que um profissional da área de saúde comprometido com o bom atendimento ao paciente tomava conhecimento do trabalho por ela desenvolvido, acabava se envolvendo e trazendo seus conhecimentos para aprimorar ainda mais o curso por ela criado. Toda novidade era bem-vinda. Não havia limites que esta médica-mãe-mulher-cidadã responsável, visionária e amorosa não tentasse superar.
Com seu exemplo, Dra Elisa preparou, não apenas milhares de gestantes para o parto, mas também centenas de profissionais para o exercício da medicina humanizada e comprometida com a sua comunidade. Deixou para os obstetras a frase: "Ideal é o parto normal pois, se bem assistido, não deixa sequelas".



Dra Elisa Noronha, doando sua experiência e sabedoria aos jovens profissionais, enquanto ensinava às gestantes provou que o melhor ensinamento é o próprio exemplo de vida

Após várias décadas ministrando aulas para milhares de gestantes, Dra Elisa, já com idade bastante avançada, foi passando gradativamente a coordenação do curso para a médica obstetra Dra Virginia Merlin (1985) e para a psicóloga Liliam Gusso (1987), que assumiram esta missão, seguindo os preceitos deixados por ela.
Em 1998 foi criado o CEMUC - Centro de Atenção às Mulheres e ao Casal Grávido, uma Organização não Governamental, sem fins lucrativos, para dar personalidade jurídica a ambos os cursos: Parto sem Medo, voltado às gestantes e Casais Grávidos, voltado aos pais. Em pouco tempo o Curso para Casais Grávidos passou a validar a entrada dos pais na Sala de Parto, tornando-se um pré-requisito em diversas maternidades da cidade.

Por volta do ano 2000 o curso, composto por vários profissionais de saúde como: médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, musicoterapeutas, entre outros, passou a se chamar Parto sem Medo. Na ocasião, um de seus professores, o médico Dr, Antonio Paulo Mallmann trouxe da Espanha o conceito do "Casal Grávido" e a necessidade do curso estender suas aulas também aos futuros pais. 

Cursos para Casais - dramatizações muito bem-humoradas fazem o Pai se colocar no lugar da Mãe no momento Parto, envolvendo-o com carinho
A criação do CEMUC viabilizou projetos de parceria com empresas patrocinadoras, que puderam auxiliar financeiramente os cursos, visando cobrir custos de locação de espaço para realização das aulas, lanche a todos os participantes e despesas de expediente e funcionários administrativos. Os professores permaneceram voluntários.
Dra Elisa era uma pessoa muito solidária: ajudava as gestantes com informação através dos cursos e as incentivava a ajudar outras mães, através da doação de enxovais. Milhares de novelos de lã, fraldas, roupinhas para bebês e alimentos foram arrecadados em cada curso e distribuídos em entidades beneficentes para famílias carentes, através de parcerias entre o CEMUC e entidades assistenciais de Curitiba e Região Metropolitana.
Desde o início do curso ela abriu espaço para que profissionais recém formados pudessem atuar e conhecer de perto a profissão, dividindo com eles sua experiência e orientando-os pessoalmente.


Dra Elisa e o primeiro bebê nascido após a 1ª turma do Curso, Jacinta Caron, apagam a velinha do bolo na comemoração festiva dos 40 anos do Curso Parto sem Medo  


Ao comemorar seus 40 anos e depois seus 50 anos de atividades o Curso Parto sem Medo reuniu centenas de ex-alunas, profissionais de saúde, colaboradores, patrocinadores, amigos, professores e autoridades em festas memoráveis, com a presença sempre emociante do primeiro bebê nascido após seu início: Jacinta Caron, filha da aluna Adaline Caron.
Outra presença igualmente marcante nestas comemorações foi a da Dra Elisa, que, com seus mais de 80 anos de vida, ainda realizava consultas e participava dos partos. Todos queriam abarça-la e agradecê-la. Só parou de trabalhar aos 88 anos de idade, quando faleceu.
A saudade teve que dar lugar ao compromisso de prosseguimento fiel à sua obra. Ajustes econômicos no mundo empresarial fizeram vários patrocinadores rever sua estratégia de mercado, o que resultou em perda de empresas e de valores recebidos. Essas e muitas outras dificuldades puseram à prova a equipe, agora sem sua grande líder. Mas seu exemplo permanecia vivo e um a um os desafios foram sendo superados. A coordenação dos cursos recebeu mais uma integrante, a fisioterapeuta Rossana Franke de Oliveira e a equipe manteve-se coesa.
Empresas Patrocinadoras sempre contaram com ampla visibilidade nas aulas e nos meios de comunicação do curso, praticando o marketing afetivo 
Em 2010, com ênfase na humanização do parto, o curso passou a se chamar Parto Amoroso. Sua formatação conta com 7 encontros, uma vez por semana, sempre à tarde para as Gestantes e 2 encontros em noites seguidas para os Casais. São aulas independentes, que a gestante pode frequentar, sem necessidade de pré-requisitos. O Curso para Casais, além de muitas informações ao pai, habilita-o a estar presente na sala de parto.  As aulas são ministradas de fevereiro a dezembro.
Ambos continuam 100% gratuitos, arrecadam doações para envio à comunidades carentes e abrem espaço para empresas a apoiadores divulgarem suas marcas e serviços em troca de patrocínio para cobertura de custos. Reúnem mulheres e homens num momento único em suas vidas, que trocam experiências e dão início a novas amizades. 
Alunas confraternizam e curtem cada momento com a equipe do curso, num ambiente de muita alegria e cercado de amizade.
A equipe de professores do CEMUC conta com aproximadamente 20 profissionais especializados no trabalho com gestantes, que seguem uma matriz pedagógica multi disciplinar, abordando diferentes temas, com ferramentas multimídia, dramatizações, além de palestras com muita informação técnica, porém bastante acessíveis a todo tipo de público.
O aval de várias maternidades, os prêmios já recebidos, o reconhecimento pela comunidade médica e o testemunho dos casais participantes atestam a seriedade e sedimentam o sucesso desta iniciativa, pioneira no país, exemplo a ser multiplicado. O embrião que foi gerado pela Dra Elisa hoje já é modelo para várias comunidades brasileiras e tem ajudado gratuitamente milhares de mães e pais a vivenciar amorosamente esta fase tão maravilhosa na vida de uma família: o nascimento de um bebê.



Ao completar 50 anos, o CEMUC foi homenageado pela Câmara dos Vereadores de Curitiba, ocasião em que apresentou o vídeo a seguir:



Em 2013, o Programa Amor sem Fronteiras, veiculado semanalmente pela  TV Educativa do Estado do Paraná levou ao ar o Especial de Natal, tendo o CEMUC como foco principal. O programa pode ser assistido a seguir:



Documentário CEMUC - 60 anos, exibido durante a Sessão Solene da Câmara Municipal de Curitiba, no dia 15/09/15, alusiva aos 60 anos do curso, que reuniu professores de diferentes fases do curso, alunos, ex-alunos, apoiadores e amigos, numa confraternização permeada pelo amor, gratidão e solidariedade.


Texto da Narração do Documentário - Curso Parto Amoroso - 60 Anos:

Take 1:
Curitiba - 1935 - A Universidade Federal do Paraná forma uma turma com 35 médicos: 34 homens e apenas 1 mulher: a jovem Elisa Checchia - a Dra Elisa.
Logo após sua formatura, Elisa parte para São Paulo, buscando especialização em ginecologia.
Dois anos depois, já graduada como especialista, retorna a Curitiba, casa-se com o médico Leônidas Noronha e o casal se muda para Rolândia, no interior do Paraná onde permanece por 14 anos.
Quatro filhos depois e centenas de crianças nascidas pelas suas mãos, Dra Elisa retorna definitivamente  para  Curitiba, e em 1955 dá inicio ao curso gratuito para gestantes .


Take 2:  
Mulher a frente do seu tempo, médica dedicada, Dra Elisa promoveu e participou de Congressos e Simpósios Nacionais e Internacionais de Medicina, trazendo ao Paraná novos conceitos na área de saúde, especialmente no atendimento a mulheres e crianças. Criou e presidiu por muitos anos a Associação das Mulheres Médicas  e o Hospital e Maternidade Santa Brígida, sempre agregando novos conhecimentos e novos profissionais ao curso gratuito para gestantes.

Take 3: 
Curitiba cresceu e o curso tornou-se referência no cuidado com as gestantes e suas famílias, não somente pelo aspecto científico, mas principalmente pelo caráter amoroso que Dra Elisa e sua equipe transmitiam em cada aula a cada aluno, geração após geração. O nome mudou de parto sem dor, para parto sem medo e hoje o curso se chama parto amoroso.

Take 4:
A preocupação da equipe deste curso foi sempre a de compartilhar: não somente o conhecimento, como também  enxovais e alimentos às gestantes carentes - a cada aluno é pedida  uma doação e toda a arrecadação é repassada a entidades assistenciais. Nesses 60 anos, já foram distribuídos 70 mil novelos de lã, 60 mil fraldas e 6 toneladas de alimentos.

Take 5: 
Mães e pais aprendem muito e curtem este momento de espera de seu bebê, sem a dor da ansiedade, sem o medo do desconhecido e com muito, muito, muito amor:

Take 6: 
Em 1993 foi criado o CEMUC - Centro de Atenção às Mulheres e ao Casal Grávido - uma Organização não Governamental, sem fins lucrativos, para dar personalidade jurídica ao curso.  A partir daí, dezenas de empresas passaram a colaborar com os custos para a realização das aulas, mantendo a gratuidade para os alunos e tendo a oportunidade de promover  suas marcas junto a este público.

Take 7:  
O curso Parto Amoroso  preparou, não apenas milhares de gestantes para o parto, mas também centenas de profissionais para o exercício do atendimento de saúde humanizado e comprometido com sua comunidade.

Take 8: 
O programa do curso é amplo e contempla os cuidados com a mãe, o bebê e a família. Profissionais voluntários da medicina, odontologia, psicologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, musicoterapia,  yoga,  ginástica, nutrição, primeiros socorros e outras áreas cumprem com louvor a missão de preparar  papais e mamães para receber as novas gerações.

Take 9:
Recebendo com carinho cada gestante, o curso Parto Amoroso já transmitiu conhecimentos para 30.000 alunos e sente-se grato por cumprir esta missão de  transformar vidas através do  amor, da educação, da saúde e da solidariedade em nossa comunidade. 



Ficha Técnica:
Roteiro, Locução, Direção: Priscila Gonzalez Tenfen
Produção: Virgínia Merlin
Edição: Margaret Fernandes
Captação de imagens: Mário Mendonça

Luimir Gonzalez e o cinegrafista Mario Mendonça

 Álvaro Ceschin


 Jacinta Caron


 Liliam Gusso


 Nilson Noronha


 Patrícia Salgado


 Rossana F. Oliveira


 Therezinha Karam Salgado


 Virgínia Merlin


Wilmar Guimarães 


Testemunhos gravados por:
  • Jacinta Caron - 1º bebê do curso, nascida em 1955
  • Therezinha Karam Salgado - uma das primeiras alunas, em 1957
  • Patrícia Salgado - aluna do curso em 1996
  • Nilson Noronha - médico anestesista, neto da Dra Elisa
  • Luimir Gonzalez - um dos primeiros bebês a nascer pelas mãos da Dra Elisa, em 1937
  • Antonio Paulo Mallmann - médico que introduziu o Curso para Casais Grávidos
  • Wilmar Guimarães - médico, professor do curso há 10 anos
  • Álvaro Ceschin - médico, que está no curso há 30 anos
  • Virgínia Merlin - médica, coordenadora geral do curso há 35 anos
  • Liliam Gusso - psicóloga, professora e coordenadora do Curso para Casais Grávidos
  • Rossana F. Oliveira - fisioterapeuta, professora e coordenadora do Curso para Gestantes
Homenageados pela Câmara Municipal  de Curitiba: professores, alunos a amigos do CEMUC
por ocasião dos 60 anos do curso em 25 de setembro de 2015


Pronunciamento da Ex-Aluna Maria Francisca Carneiro durante a Solenidade Comemorativa os 60 anos do Curso Parto Amoroso realizada na Câmara Municipal de Curitiba

       Nesta ocasião, tenho a satisfação de prestar um depoimento sobre a importância do curso Parto Amoroso – na época, Parto Sem Medo – na minha vida e de minha filha, fazendo da maternidade e do aleitamento as experiências mais ricas que já vivenciei.
        Penso que muitas mulheres não exploram e não usufruem dos momentos mais significativos para a feminilidade – que são a gestação, o parto e o aleitamento – talvez porque não foram devidamente preparadas e orientadas a vivenciar a grandeza ímpar dessa fase da vida.
        Desde as questões psicológicas e as fisiológicas, os exercícios de respiração, o preparo do bico do seio, os cuidados com a pele e a prevenção das estrias, a cooperação entre médico e paciente no ato conjunto de trazer à luz uma criança, o estado de espírito da mãe e a integração afetiva com o bebê ao amamentá-lo, além de todas as elucidações e esclarecimentos que o curso Parto Amoroso proporciona, por meio de uma metodologia única, que não encontra precedentes em nosso país, fazem com que aflore na mulher os seus mais belos e recônditos instintos, que plenificam a função e o sentido de ser mulher, porque ser mulher não é apenas ser boa parideira, tampouco ser apenas uma boa profissional, mas sobretudo descortinar e desvendar um tipo especial de  sensibilidade e de intuição, que tornam melhores todos os aspectos da vida. É bem verdade o que lhes digo: gestar uma criança, viver radicalmente a experiência de um parto natural sem analgesia e amamentar provocam, na mulher, uma profunda alteração na maneira de ver e de interpretar o mundo, as pessoas e as coisas.
        É como se fosse um rito de passagem: depois da gestação, do parto e do aleitamento, toda a mulher será mais feminina, mais sensível, maior em todos os sentidos; ela nunca mais será a mesma pessoa, porque será muito melhor, mais plena e mais senhora de si.
        Portanto, a gravidez, o parto e o ato de amamentar, se bem orientados, não serão apenas benéficos para o bebê, mas para todos, especialmente para a mulher, que agora se tornou mãe, potencializando e ampliando assim todas as suas funções femininas.
        A gestante e a mãe que amamenta carinhosamente o seu bebê, compreendendo a importância desse gesto, é o resumo do Bem, uma síntese que conjuga a humanidade.
Muito obrigada.
Maria Francisca Carneiro


A Solenidade Comemorativa aos 60 anos do Curso Parto Amoroso foi inesquecível:

Vereador Jorge Bernardi, propositor da Homenagem

 Jacinta Caron, o 1º bebê do Curso

 Dr Álvaro Ceschin, professor do curso há 30 anos

 Sr Luimir Gonzalez, um dos primeiros bebês nascidos pelas mãos da Dra Elisa, em 1937, escreveu a mão um a um os nomes de homenageados nos Certificados emitidos pelo CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e aos Casais Grávidos

Em nome dos patrocinadores, o pronunciamento da Sra Vera, da Liga das Senhoras Católicas - Diagnóstico por Imagem - DAPI 

Os Certificados expedidos pela Câmara  Municipal de Curitiba foram entregues aos professores e colaboradores do Curso Parto Amoroso

O Mestre de Cerimônia, sem cerimônia, Carlos Daitschman 

Pastor Hilário Batista trouxe o momento devocional 

Dra Virgínia Merlin, coordenadora do CEMUC contou a lenda da Matrioska

Dr Emir Riecki falou em nome do Hospital Santa Brígida, fundado pela Dra Elisa

Dr Antonio Paulo Mallmann apresentou o assunto "Parto Adequado" e como este tema está sendo tratado pelo  Ministério da Saúde

Após a solenidade, os convidados participaram de um agradável coquetel, à base de quitutes doados pelos amigos

Também não faltaram os bebês: 






Dra Elisa Checchia Noronha, mulher inteligente, espirituosa e dotada de um grandioso senso humanitário, deixou seu legado na história de milhares de famílias de Curitiba, do Paraná e do Brasil. Nós do CEMUC trabalhamos para divulgar e manter vivo este exemplo em cada uma de nossas atividades, desejando que possa ser seguido pelas novas gerações de profissionais da saúde e de outras áreas.




Reproduzimos, a seguir, entrevista gravada com Dra Elisa, em julho de 1997 para o jornalista José Wille, publicada no Portal de Notícias UOL em: http://paranaportal.uol.com.br/blogs-memoria-paranaense/elisa-chechia-noronha-foi-uma-das-primeiras-medicas-do-brasil/ 

JOSÉ WILLE
José Wille é jornalista desde 1984, com atuação em rádio, televisão, jornais, internet e educação. Atualmente é âncora do telejornal "Band Cidade" da Band TV Curitiba. Produz e apresenta o "Jornal da T" na Rádio T - 104,9 fm. Também foi jornalista e professor da UFPR, Universidade Federal do Paraná. É consultor em Comunicação e palestrante. Anteriormente instalou e foi diretor de jornalismo e âncora da Rádio CBN Curitiba por 18 anos. Foi repórter de política, editor e apresentador do "Bom Dia Paraná" na RPC, afiliada da TV Globo, por dez anos. Criou o programa de TV "Memória Paranaense", apresentado pela UFPR TV e É-Paraná, transformando as entrevistas em uma série de seis livros. Também foi colunista dos jornais "Primeira Hora" do GRPCOM, e do "Metro" do Grupo Band. E edita diariamente, desde 1997, o Portal JWS.com.br com a memória do Paraná e da Comunicação.


José Wille – Doutora Elisa, como foi, em 1930, uma mulher fazendo o curso de Medicina, o que era muito raro na época?
Elisa Noronha – Por parte dos colegas, fui bem-recebida, porque o estudante prima por ser educado, por ser delicado. Fomos recebidas com festas. Por parte dos professores, nem tanto. Não houve festa. Houve professor que disse “Acabou-se a nossa aula agora, pois tem mulher aqui. E lugar de mulher é na cozinha”. E eu disse “Ora, doutor, tem tanta mulher na cozinha e a sua provavelmente deve estar lá. Mas resta lugar para nós aqui, ombro a ombro, com os senhores”. Mas fomos muito bem-recebidas pelos colegas e nunca encontramos dificuldades com eles. Eu, por exemplo, dava muita aula de Matemática, tinha que dar essas aulas, então, algumas vezes, deixava meu caderno para um colega, pedindo para tomar nota da aula. Sempre encontrei facilidade e gentileza da parte dos meus colegas. Dos professores, havia uma certa resistência, porque eles queriam contar umas coisas engraçadinhas e achavam que a nossa presença atrapalhava.

José Wille – Pelo jeito, a senhora se sentia à vontade, apesar de haver só duas estudantes na sala.
Elisa Noronha – Só duas. Eu nunca deixei alguma coisa sem resposta e sem crítica. Crítica conservadora, é lógico.

José Wille – E o trote para entrar na universidade? Já existia?
Elisa Noronha – Já. Faziam uma reunião, contavam histórias para ver a gente dar risada. Até os professores tomavam parte – e eu quero crer que, neste momento, o professor da universidade se ambientava com os alunos, tornava-se aluno novo lá dentro. Então, acho que foi, da minha vida, o mais feliz esse tempo de estudante de faculdade.

José Wille – Já havia seleção para entrar na universidade, em 1930?
Elisa Noronha – Já. E passei bem, em segundo lugar, dos 44 aprovados.

José Wille – O estudante tinha uma forma de se vestir tradicional – paletó, gravata e chapéu. Como era o comportamento do estudante naquela época? Era muito reservado?
Elisa Noronha – Não era tanto assim, mas era. E havia muito respeito entre um colega e outro. Esse negócio de brigar com seu colega não existia. Pelo menos na minha turma, não.

José Wille – A profissão de médico, na época, era muito valorizada. Havia estímulo dos pais para que se fizesse Medicina. A senhora teve isso em casa?
Elisa Noronha – Sim, não só na minha casa, como nos pais dos nossos colegas. A outra colega era de origem polonesa e, então, era mais reservada. E eu, como falo muito – sou descendente de italianos – tinha uma roda para conversar e a gente se dava tão bem que as reuniões com os colegas eu as fazia lá em casa. Até hoje, em 5 de dezembro, nós jantamos juntos.

José Wille – A turma ainda se encontra?
Elisa Noronha – Para chorar os desaparecidos, que são poucos.

José Wille – Como foi recebida, na sua casa, a notícia de que a senhora queria cursar Medicina?
Elisa Noronha – Meu pai não era formado, mas era de cabeça muito boa, de modo que aceitou muito bem. Ele me perguntou se eu sabia o que queria fazer. E eu “Sei muito bem.”. E ele “Então, vai, filha, com a minha benção”. E fui muito bem-recebida na família. Os meus colegas me receberam muito bem. Entre nós, não havia homem ou mulher – nós éramos colegas.

José Wille – Entre as outras mulheres, como viam esse seu caminho?
Elisa Noronha – “Ah, você é muito corajosa, Elisa! Depois, vai estudar, estudar para não fazer nada!”. E eu respondia “Por que não fazer, se eu vou fazer o curso igual a todos? A mesma coisa que vocês fizerem, eu farei!”.

José Wille – As pessoas achavam que a senhora não teria espaço para exercer a profissão médica?
Elisa Noronha – No entanto, fui professora de Matemática depois. A minha especialidade não é a Medicina, é a Matemática. Eu dava muita aula de Matemática.

José Wille – Há o lado duro da Medicina, como a  dissecação de cadáveres. Como foi esse primeiro contato?
Elisa Noronha – Não encontrei dificuldade nenhuma. Eu via no cadáver um ser que foi um ser humano. Tudo o que o ser humano tinha, ele tinha. Só que o ser humano é um elemento nobre. E o defunto não é. Mas a gente não tinha nojo. Meus colegas faziam brincadeiras. Um dia, pus a mão no bolso do avental com que a gente assistia às aulas e encontrei o quê? Um sexo masculino (risos)! Aí, eu falei “Olha, muito obrigada, viu, gente!”. Eles pensaram que eu ia ficar zangada, mas não fiquei.

José Wille – A senhora não se constrangia com nada e enfrentava bem essas situações?
Elisa Noronha – O que eles aguentavam, eu aguentava. Eu não iria tirar um curso igual ao deles? E tirei mesmo!

José Wille – Essa descontração – a que a senhora a atribui, em uma época em que a mulher era muito recatada? À sua origem, ao fato de seu pai ser italiano?
Elisa Noronha – Eu acho que isso. Papai conversava muito com a gente. Ele não era formado, mas era um homem inteligente. Até hoje, digo para minha filha que ele era um homem inteligente, pois o que não sabia responder, ele ia ler a respeito. Ele não dizia que não sabia. Dizia “Amanhã, eu te conto”. E ele ia ler, procurar.

José Wille – Como foi a sua opção pela ginecologia?
Elisa Noronha – Em 1935, fui para São Paulo e fiz especialização na maternidade do professor Briquet, que fica em frente ao Hospital da Consolação. Havia muito material humano e aprendi muito, porque Medicina se aprende assim. Aprendi muito e, quando cheguei a Curitiba, não encontrei dificuldades e montei o meu consultório. E já tive uma boa clínica. E tão boa por quê? Porque fui professora de todo mundo! Então, achavam que, por eu ser professora de Matemática, também deveria conhecer Medicina.

José Wille – A senhora não teve problemas para encontrar  pacientes, na década de 30?
Elisa Noronha – Muitas vezes, o marido acompanhava a mulher ao consultório. Então, eu falava “Que bobagem! Quer assistir ao exame, entre. Mas não há necessidade. É um exame de mulher para mulher”. E isso liberou a mulher. Depois, já não acompanhavam a esposa ao consultório.

José Wille – No curso de Medicina, como era a rotina? Por exemplo, os horários eram desencontrados, as aulas eram de acordo com a possibilidade de o professor atender os alunos.
Elisa Noronha – De o professor atender o aluno e isso causava dificuldades. Se a gente tiver um curso organizado – das oito às onze, por exemplo – vai bem. Mas uma aula de manhã, uma aula à tarde, outra à noite… Naquele tempo, para a mulher, para uma moça como eu, havia certo preconceito de sair à noite na rua sozinha, mas eu enfrentei. Enfrentei, pois papai já era de idade para me acompanhar. E deu tudo certo.

José Wille – Os estudantes já faltavam aula naquela época? Dizem que o local preferido para isto era a Praça Santos Andrade, em frente.
Elisa Noronha – O local era a praça. Iam fumar, iam conversar, dar gargalhada. Estudante gosta de dar gargalhada. De modo que iam lá na praça e eu, às vezes, os acompanhava.

José Wille – E a mobilização estudantil? O estudante já se organizava, já fazia passeatas naquela época?
Elisa Noronha – Fazia, geralmente de crítica. Crítica a um professor, um bobão. Teve um, que vou contar, mas não vou dizer o nome. Havia um colega nosso que não tinha o hábito de dar risada, dar gargalhada. Mas ele tinha um sorriso sempre na boca. O danado era “pretinho” e foi um bom médico. Então, o professor contou qualquer coisa, virou-se e encontrou aquele sorriso entreaberto. Chamou-o de negro e não sei o quê. A turma se levantou e saiu da aula do professor em protesto. Fomos visitar professor por professor, para que eles usassem a razão. E o professor perdeu o cargo. Olha o valor do estudante quando ele sabe aproveitar!

José Wille – Como a senhora nasceu em Curitiba, em 1910, deve se recordar ainda de como era a cidade nas décadas de 20 e 30.
Elisa Noronha – Progrediu demais. Tanto que me dá saudades de Curitiba, daquela Curitiba. Hoje, a gente se sente meio assim esquerda de sair à noite. Às vezes, tenho que ver um doente e exijo a presença de uma pessoa da família para ir comigo, pois tenho medo. Pode ser um chamado falso. Naquele tempo, não havia isto. Era uma cidade boa de se viver, humana de se viver. Fazíamos nossas farras de estudante, com muita gargalhada, muito riso, muita anedota. Uma beleza de se viver! Curitiba, hoje, não é sombra do que foi.

José Wille – As pessoas ainda se conheciam?
Elisa Noronha – Os estudantes, amigos, parentes e vizinhos. Vizinho era amigo da gente.

José Wille – Curitiba já tinha essa imagem de Cidade Universitária? Era um local que os estudantes procuravam?
Elisa Noronha – Já. A maioria dos estudantes daquele tempo era paulista, inclusive o meu marido. Ele veio estudar aqui e casamos. Veio para estudar aqui. A universidade tinha fama de boa escola. Os doentes procuravam os alunos e os professores da escola. A escola gozava de muito boa fama. Não tanto aqui, mas lá em São Paulo. “Por que você veio para Curitiba?” – “Porque todo mundo gosta, todo mundo conta que é uma boa escola e porque tem doente para todos os estudantes”.

José Wille – A universidade era paga, naquela época?
Elisa Noronha – Era paga, mas era uma taxa mínima. Não lembro a taxa, mas era mínima.

José Wille – E o namoro, naquela época, como era?
Elisa Noronha – Eu namorei meu colega e casei com ele. Os costumes entre namorados, por exemplo, quem faz o costume é a moça, geralmente. Eu sempre vivi muito bem com os meus colegas. Eles iam jantar na minha casa – “Como é, Elisa, dá para ir jantar na sua casa? A comida lá na pensão está fraca” – “Pode ir.”. Em casa de italiano, é fácil pôr mais um prato, não é? Então, eram costumes familiares.

José Wille – Qual era a diversão dos estudantes em Curitiba? O cinema? O que era mais procurado?
Elisa Noronha – Os bailes polaqueiros!

José Wille – O que eram bailes polaqueiros?
Elisa Noronha – Era preciso que tivesse um deles aqui para que contassem. Dizem que eram os bailes mais divertidos que tinha. Todos os sábados, eles iam a bailes polaqueiros. Eles me convidavam e eu dizia “Não vou, porque eu não sou disso!”. E nunca fui mesmo. Eles aproveitavam. Vinham para cá estudantes de São Paulo, do Rio. E foram alunos que se destacaram nos estudos e na vida profissional também. Muitos são professores em São Paulo. A maioria da minha turma era paulista e foram bons alunos, bons amigos, bons colegas.

José Wille – A senhora, ao se formar e casar, foi para o interior do Paraná, para Rolândia, que estava começando – era apenas mata fechada, no Norte do Paraná. A senhora aceitou bem nova essa situação?
Elisa Noronha – Aceitei, sim! Rolândia, uma cidade alemã… E eu falava alemão, como, aliás, falo, leio e escrevo, porque fui educada em colégio alemão, o Divina Providência, e lá aprendi um bom alemão. Até hoje, pratico no consultório, com uns alemães que vão lá. Eles gostam de falar alemão e eu gosto também de responder. E me ajudou muito isso na colônia alemã, não pela minha medicina, mas por eu falar alemão.

José Wille – Como era, em 1939, a cidade de Rolândia? Mata fechada, doenças e epidemias?
 Elisa Noronha – Teve uma epidemia de tifo. Então, Leônidas – meu marido – e eu fomos estudar juntos  a causa da epidemia. Abria-se uma fossa para fazer um poço, não dava água, então seria uma fossa e aí vinham as fezes do “tifento”, que se espalhavam pela cidade. Então, fizemos a parte de evitar o tifo, de acabar com o tifo em Rolândia.

José Wille – Foi um trabalho principalmente de informação?
Elisa Noronha – E essa glória coube mais ao Leônidas. Então, com o tifo, Rolândia era inabitável. O alemão tinha medo de vir da Alemanha para lá por causa do tifo. Acabamos com o tifo em Rolândia.

José Wille – Em 1939, quando a senhora chegou a Rolândia, a mata estava sendo derrubada, e começava o plantio do café. E como eram esses pacientes que procuravam a senhora? Eram pessoas sem condições de pagar um atendimento médico, exigindo um trabalho social de sua parte?
Elisa Noronha – Fazíamos social de momento. Ele se comprometia – “Olha, doutora, não tenho dinheiro, mas, na próxima colheita, eu venho pagar a senhora”. E acontece que, na próxima colheita, eu já estava morando de volta em Curitiba. O senhor acredita que eles vinham até Curitiba para me pagar uma consultinha? Eles não esqueciam! Como é interessante a gente ver a dignidade da pessoa da classe humilde! Não ficavam devendo, não ficavam sem pagar uma consulta.

José Wille – E, muitas vezes, levavam um leitãozinho para a médica?
Elisa Noronha – Levavam! “Doutora, a senhora quer que eu venha preparar o leitão para a senhora?” – “Ah, quero sim!”. Então, vinham, raspavam o pelo do leitão, o abriam e o davam preparadinho. Cortavam-no em fatias e me davam. “Doutora, eu trouxe um milhozinho para a senhora”. – “Então, despeje ali no canto da sala”, porque não tinha lugar para pôr tanta coisa. O milho era para fazer a pamonha. E eu dizia “Escuta, não sei fazer pamonha. Sou de cidade, gosto de comer pamonha, mas não sei fazê-la”.  – “Ah, a minha patroa vem fazer para a senhora!”. Diziam “Elisa, como você saiu de Curitiba, com uma clientela boa, interessante, e se adaptou lá?”. – “Porque eu soube me adaptar a eles!”.

José Wille – Como os médicos eram raros, a senhora tinha que atender a uma grande região?
Elisa Noronha – Mas grande mesmo! Eu atendia a Rolândia, Cambé, Apucarana, Arapongas, até a barranca do rio. Fazia uma viagem de carroça para ir atender lá.

José Wille – Essas pessoas do interior geralmente procuram um médico quando a situação já é bastante grave. E aí, o que fazer?
Elisa Noronha – Eu sempre conto para minhas filhas esse caso, quando me chamaram para atender uma mulher com uma hemorragia tremenda pós-parto. Havia a retenção da placenta e, enquanto não sair a placenta, o sangue não para. Cheguei lá, lavei-a direitinho, lavei a mão com bastante sabão de cozinha, retirei a placenta e estancou a hemorragia. Foi um caso em que a gente salvou a mulher e, com a graça de Deus, chegamos em tempo. E casos assim eram comuns.

José Wille – Como atender a esta população, sem recursos, sem equipamentos e até com poucos medicamentos na farmácia da cidade?
Elisa Noronha – Quando fomos para lá, visitamos a farmácia, onde nos disseram “Aqui grassa uma epidemia tifoide”. Então, explicamos por que acontecia: abriam um poço, não dava água e passava a ser a privada. Bastava um com tifo para passar para toda a turma lá. O que faltava era a educação do povo – e isso a gente fez. Eu acho que o trabalho maior que fizemos lá foi educar o povo com medidas de higiene. Contar de onde vinha o tifo! Eu acho que, no Brasil, nessas cidades do interior atrasadas, o que tem que se fazer não é só dar o médico, é dar a lição, ensinar o por quê. A gente acabou com o tifo em Rolândia dessa forma.

José Wille – Muitas vezes, há mais a necessidade da medicina preventiva…
Elisa Noronha – …do que curativa. A preventiva é mais fácil!

José Wille –  Ficando no Norte do Paraná, de 1939 até 1954, a senhora acompanhou a ocupação da terra.
 Elisa Noronha – Pelos alemães e pelos polacos. Havia bastantes japoneses naquela região também.

José Wille – E paulistas e mineiros, que vieram para o Norte do Paraná?
Elisa Noronha – Fizeram fortuna lá. Trabalharam, é lógico! Então, aquela colônia cresceu. Hoje, as maiores fortunas do Norte do Paraná pertencem aos primeiros colonos. Eles ocuparam, trabalharam, plantaram e colheram. Hoje, os filhos estudam em faculdades daqui. De vez em quando, vão lá em casa me visitar – “A senhora é a doutora Elisa? Meu pai falava muito na senhora!” – “Bem ou mal?” – “Ah, bem, doutora!”. Foi um tempo feliz da minha vida e a gente via progresso.

José Wille – O que fez a senhora e seu marido pensarem em retornar a Curitiba em 1954, depois desse longo tempo no interior?
Elisa Noronha – Estávamos com 2 filhas e queríamos dar-lhes uma instrução melhor. Uma era a Brigidinha, que faleceu em um acidente de automóvel, e outra, a Cida. O menino, o Agostinho, nasceu aqui em Curitiba. De modo que foi isso: dar uma boa instrução, e Curitiba era um outro ambiente.

José Wille – A senhora se readaptou facilmente a Curitiba?
Elisa Noronha – Sim, porque a antiga clientela voltou. E o que faz a vida da gente é a nossa clientela. Quinze anos de afastamento e os clientes voltaram! Deixei lembranças, então voltaram.

José Wille – Quando a senhora voltou a Curitiba, criou o Hospital Santa Brígida. Como surgiu a idéia?
Elisa Noronha – Porque a gente dizia “Esse é um caso de hospital para o doente”. E me respondiam “Ah, doutora, arranja um hospital bom para a gente!”. Nasceu, assim, de me pedirem para arranjar um hospital. Por isso, construímos o Santa Brígida.

José Wille – A senhora montou o hospital de acordo com o que imaginava que deveria ser um procedimento hospitalar?
Elisa Noronha – Sim. E, graças a Deus, ele continua sendo mais ou menos como eu queria que fosse. Nem tudo é perfeito… Em um hospital, a gente lida com médico, lida com enfermagem e tal, e não é bem como a gente sonha. Mas sonho é sonho; realizar, a gente realiza uma parte.

José Wille – Antigamente, o trabalho do médico era de mais proximidade, havia a figura do médico da família. Hoje há mais distância. O que a senhora acha disso?
 Elisa Noronha – Acho que o médico que tem tino e pensa um pouco torna-se amigo da família. É muito comum, no meu consultório, nos dias de hoje, ir uma velha levando uma menina de dez, doze anos pela mão. “Doutora, essa é a minha bisneta. A senhora me tratou quando eu tinha a idade dela. Agora, eu a trago para a senhora e espero que a senhora trate-a bem”. E eu digo “Eu sou sempre a mesma médica, pode trazer”. E, graças a Deus, eu tenho uma clientela muito boa. O Santa Brígida é muito bom de status.

José Wille – O afastamento entre médico e paciente ao longo do tempo – por que a senhora acha que aconteceu?
Elisa Noronha – Acho que por causa do médico mesmo, de seu comportamento. Há médicos que atraem. O senhor, por exemplo: eu podia ficar conversando até amanhã – não vou ficar, mas podia. Porque atrai, dá atenção. Pelos olhos, sei que o senhor está entendendo o que quero transmitir. E assim, também, há médicos que transmitem confiança e hospitais que transmitem confiança. Quando isso não acontece com o médico, eu o chamo para conversar – “Você dá a saúde, mas eles têm que ter confiança em você. Mude um pouco o seu modo de tratar o paciente”.

José Wille – A senhora acha que há mais mercantilismo hoje?
Elisa Noronha – Não tanto isso. É que o médico quer se colocar num plano superior ao do doente. E, para ele atingir o fundo do doente, tem que se tornar um pouco o doente, entender, ter paciência. Como o senhor está tendo, sentado aí, ouvindo umas baboseiras. Mas tem paciência e, por isso, o senhor vence na profissão.

José Wille – A senhora acredita que deve existir a visão da profissão como uma missão, no caso do médico, principalmente?
Elisa Noronha – Para mim, é. Ela é missão e profissão. No primeiro plano, missão; depois, profissão. O senhor tira o ganho dali. Então, é uma profissão.

José Wille – A senhora acha que o médico deve dizer a verdade quando existe uma má notícia? Como deve ser o comportamento do médico? Muita gente acha que a psicologia está um pouco esquecida, às vezes deixando o paciente apavorado.
Elisa Noronha – Apavorado até de morrer! Tem medo, sai dali e vai morrer em casa. Esperança nunca se tira de quem quer que seja. Por mais idiota que seja a esperança, ela é uma fonte de amor à vida. Triste daquele que perde a esperança na vida. Eu sonho tanto…

José Wille – A senhora acredita que o pessimismo, o estado de espírito, pode ser um fator para provocar doenças?
Elisa Noronha – O senhor desconfia que fulano tem um câncer no fígado. O senhor começa a conversar e toca no assunto. E o doente sai apavorado –  “O médico descreveu o que eu tenho, então eu tenho um câncer no fígado!”. Então, quando eles perguntam “É perigoso, é fatal?”, a gente responde “É, mas o senhor não tem, não”. A mentira é necessária na vida. Até uma declaração de amor é preciso adoçar.

José Wille – Com o próprio medo da doença, a pessoa pode provocar uma doença?
Elisa Noronha – Pode. Mas, você sabendo que pode, não vai dar chance. Eu digo “Não é o seu caso, filho…”. Pronto, tira! O doente sempre tem confiança no seu médico. Feliz o médico que inspira confiança ao seu paciente.

José Wille – Muitas vezes, parece que o paciente quer mais a atenção do médico que qualquer outra coisa.
Elisa Noronha – Ele quer isso, a atenção do médico. E se ele atende o paciente fumando ou pensando em outra coisa, o doente não é bobo! Se você não está prestando atenção, o doente está sabendo.

José Wille – A senhora desenvolveu um curso, “O Parto sem Medo”. O que a levou a pensar nisso? É possível um parto sem medo mesmo?
Elisa Noronha – Vá assistir! Eu lhe dou entrada lá no Santa Brígida. Dou umas cinco aulas, uma aula por semana. Então, um pouco é a psique que se inspira, para ver o lado bonito do parto. Parto! Só quem dá a vida é Deus! O médico que assiste o parto está ajudando a receber esta vida. E a coisa interessante: a aula é para as mulheres grávidas e, no entanto, há muitos homens que querem ver.

José Wille – O curso é aberto também para homens que querem participar?
Elisa Noronha – Ah, sim, eu gosto, porque a gente faz ver o papel importante do marido no parto. O que custa dar uma mãozinha para a mulher, fazer um agrado naquela hora? É lógico: ela esquece um pouco da dor.

José Wille – A senhora acha que é importante o acompanhamento do marido?
Elisa Noronha – Eu acho e faço questão.

José Wille – E os maridos que têm medo do parto?
Elisa Noronha – Perdem. Eu conto a história de um que foi assistir ao parto. E homem é curioso, não é? Então, estava na expulsão. E expulsão de um primeiro filho é um pouco demorada. A cabecinha vem e demora um pouco. E vem mais um pouco, e mais um pouco, e acaba saindo. Dessa forma, eu faço questão que eles assistam ao parto. Parto não é brincadeira, mas tem uma dádiva muito grande, que é o filho.

José Wille – Há casos de alguns maridos que ficam muito impressionados?
Elisa Noronha – Já tive maridos que caíram. Caiu, fica caído. A mulher não caiu para ter o filho, teve valentia. E a sua, onde está? Ele tem que acordar deitado e garanto que um conta para o outro e nenhum mais vai desmaiar.

José Wille – Dizem que o homem resiste menos às dores do que a mulher. A senhora concorda?
Elisa Noronha – O homem em si é mais chorão. Eles dizem para a gente “A mulher é corajosa! Eu não teria coragem…”. Eles assistem ao parto no curso e, depois, eu brinco com eles – “Que tal, gostaram?”. A mulher fica vermelha e tem que fazer força e tal. Às vezes, solta a língua e chama o marido de santo para baixo.

José Wille – Doutora Elisa, o trabalho de médico sempre foi de muita psicologia também no atendimento, e muito mais ainda nessas épocas em que a senhora trabalhou. Existe muito desgaste emocional quando o médico acaba se envolvendo nas situações que enfrenta?
Elisa Noronha – Muita! Um colega meu, pediatra do Santa Brígida, tinha perdido o filho, estava inconsolável e eu fui conversar com ele. E ele disse “Elisa, me dê um pouco da sua energia”. E eu respondi “Não, eu não posso dar da minha. Faça nascer a sua, que tem dentro de você. Não foi só o seu filho que morreu. Veja quantos morrem por dia!”. Então, tapeei o homem e ele ficou meu amigo. O coitado sofreu muito, mas superou.

José Wille –  Mas muitos médicos sofrem junto com o paciente, pois acabavam se envolvendo também.
Elisa Noronha – É lógico! Aquelas que fazem conosco nove meses de pré-natal e, depois, quando vamos assistir o seu parto e percebemos que a criança não está viva, é um trauma para a gente. Mas a gente supera.

José Wille – Outra situação difícil é quando as mães não querem o filho. Como a senhora  enfrentava situações assim?
Elisa Noronha – Enfrento até hoje. Mãe solteira me dá um serviço danado, mas eu consigo. “Você não quer, me dá que eu crio. Com todo amor, com todas as condições que eu posso criar. Pode me dar!”. É a arma que eu tenho. E ninguém dá filho!

José Wille – E os casos de gravidez na adolescência em que a família não quer que a criança nasça?
Elisa Noronha – Em uma ocasião, eu atendia uma paciente e a mãe dela me disse “Ela era tão boa filha, doutora! Depois da gravidez, mudou da noite para o dia…” – “Não foi ela que mudou, foi a senhora que não aceitou sua filha!” – “Como a senhora sabe?” –  “Eu sei por que lido com uma porção de pessoas grávidas.”. Então, primeiro, eu explico para a mãe da criança o que é um nenê. Depois, chamo o pai e a mãe, os avós da criança, e prego a moral “Vocês não tiveram os filhos que vocês quiseram, fruto do amor de vocês? O dela é fruto do amor dela!”. Prego uma lição, dou uma aula de moral e, às vezes, acabo sendo até madrinha do nenê.

José Wille – E, em grande parte dos casos, até salvando aquela criança, que poderia não ter nascido?
Elisa Noronha – Poderia não ter nascido. E sei quando eles aceitam, porque saem, me abraçam, choram no meu ombro. E eu penso “Aceitaram o conselho”. E, depois, levam a criança para eu ver.  E eu acho linda a criança – inteligente, com todos os predicados futuros para estimular pais e avós.

José Wille – E nas situações em que há preferência por homem ou mulher, e não nasce o que estava sendo esperando?
Elisa Noronha – Nessa situação, tem que acabar aceitando. Pergunto para a mãe “Por que você queria isso? Lá no íntimo, faz diferença? Olha, eu arranjo um médico lá do Santa Brígida que enxerta e da tua menina faz um menino. Quer? Fica bom, mas fica meio a meio”. Acabamos rindo e ela aceita. É preciso saber viver.

José Wille – Esse é um trabalho de psicologia, mas também de informação, a respeito até mesmo do ambiente de casa, entre os pais, para a formação da criança, inclusive durante a gestação?
Elisa Noronha – Influi bastante. Em um caso, por exemplo, eu atendi uma paciente grávida e ela estava rejeitando a criança. Eu fui mais fundo e perguntei como ela foi recebida pelos pais. Ela tinha sido mal-recebida e, então, criou aquele trauma. Eu lhe disse “Se quer fazer o que teus pais fizeram com você, então me deixe a criança, que eu crio. Eu tenho uma maternidade, ponho-a no berçário…” Eu já prometi para tantos.

José Wille – O que a senhora acha do parto atual, do grande número de cesarianas que existe no Brasil?
Elisa Noronha – Eu sou contra. A mulher tem um sistema genital, que é para dar passagem para o nenê. Quando não dá, o médico-parteiro, o obstetra, conhece. Fazendo o exame bem-feito, ele sabe se a criança pode ou não nascer pela via vaginal. Se não pode, vamos para a cesariana. Mas a preferência é pelo parto natural.

José Wille – A senhora acha que influem o medo da mãe e também o interesse do médico, por ser mais fácil um nascimento com hora marcada e, às vezes, por ser mais rentável?
Elisa Noronha – Depende do médico. Aquele que é médico mesmo não faz isso. Um filho é uma definição do casal. Ambos devem querer muito bem a seus filhos.

José Wille – Antigamente, as mães é que passavam os conselhos e ensinavam as filhas.
Elisa Noronha – Acho que a mãe e o pai é que devem dar assistência moral, porque esta assistência moral é 80% melhor do que a assistência na hora do parto, que é o médico que dá, um profissional, que sabe o que diz e sabe o que faz. Eu dou aula, gosto de dar aulas. Dou cinco aulas e preparo a turma para o parto sem medo. Antigamente, a gente dizia “parto sem dor” e eu pus a balela no chão. Não existe! Imagine, por um orifício assim, passar uma criança de quatro quilos! Alguma coisa a pessoa sente. Sou mãe de quatro filhos e sei que sente. Preparo para que tenham um parto sem medo e que, então, possam ajudar.

José Wille – E a utilização de analgésicos?
Elisa Noronha – Só quando é necessário mesmo, quando a dor é demais.

José Wille – A senhora acha que pode ser prejudicial a utilização dos analgésicos no momento do parto?
Elisa Noronha – Acho. Por que a dor vem de onde? Da força que o útero faz. Então, se o útero deixa de fazer força devido ao analgésico, estará prejudicando. Quanto mais natural – a dor sendo suportável – é melhor.

José Wille – A tendência hoje é de se formarem famílias pequenas. Como a senhora acompanha isso no consultório?
Elisa Noronha – As famílias maiores são as mais felizes. Estude uns casos conhecidos seus e você vai ver. Eles são mais felizes! Os irmãos se dão bem, pai e mãe se dão bem, porque eles têm que dar o exemplo a todos os filhos. Eu gosto. Tive 4 filhos.

José Wille – E as crendices populares, por exemplo, de que a mulher que teve um filho não pode tomar banho.E uma série de outras histórias.
Elisa Noronha – Tudo isso é bobagem! Eu dou aula e acabo com tudo isso. E o pessoal gosta da minha aula. Eu sou italiana, e filho de italiano fala muito. Gostam da minha aula e os homens querem ir assisti-la também. E eu os recepciono – “Bem-vindos, papais!”.

José Wille – A senhora, com a idade de 86 anos, continua saindo para consultas em casa de pacientes?
Elisa Noronha – Raramente. Mas antigos clientes pedem “por favor” e eu vou. Não me custa…

José Wille – O que lhe ajuda mais nisso? O fato de gostar tanto da profissão?
Elisa Noronha – De gostar, sim. E eu lhe digo mais: se houvesse outra encarnação e eu voltasse, seria médica de novo.

José Wille – Faria a mesma opção novamente?
Elisa Noronha – Novamente!

José Wille – Que receita a senhora deixaria para este otimismo e disposição para o trabalho?
Elisa Noronha – Isso é muito interno. Vem de dentro da gente. Às vezes, a gente está vendo que não é aquilo que vamos falar, mas você fala com tal otimismo que acaba convencendo. Quando eu quero convencer uma gravidez, eu lhe garanto que convenço!

José Wille – Finalizando, o que significou esse esforço todo em sua vida?
Elisa Noronha – Às minhas aulas, ninguém falta – e, ainda por cima, o marido vai junto! Acho engraçadinho os casais de mãos dadas e assistindo à aula. Lá no íntimo, eu estou dando risada. Sim, senhor! Eles largam casa, largam trabalho, o que estão fazendo… Mas eles agradecem, eles gostam…


Reproduzimos, a seguir, matéria publicada na coluna: Mulheres Paranaenses em 24/12/2020, escrita  por Alexandra F. M. Ribeiro e Alboni. M. D. P. Vieira


Idealizadora do Hospital e Maternidade Santa Brígida, Dra. Elisa Checchia deixou um legado importante na história da obstetrícia do Paraná

Para a edição de final de ano da coluna “Mulheres Paranaenses”, escolhemos uma mulher que vibrava com a vida e sentia em cada recém-nascido esperança e infinitas possibilidades. Com uma legião de admiradores, a Dra. Elisa Checchia, para a qual a Medicina era uma missão, trouxe ao mundo milhares de bebês e acompanhou mulheres e mães no cuidado com a saúde.

Elisa Checchia nasceu em 1910, em Curitiba, filha de Mauro Checchia e de Brígida Somma Checchia, descendentes de italianos. Em 1930, com estímulo dos pais, ingressou no curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná, tendo sido aprovada em segundo lugar, dentre os 44 ingressantes. Embora fossem apenas duas alunas mulheres na turma, ambas foram muito bem recebidas pelos colegas. No entanto, percebia-se uma certa resistência por parte dos professores, que queriam contar coisas engraçadas e achavam que a presença delas atrapalhava (WILLE, 2017). Nesse período, Elisa dava aulas de Matemática, sua primeira especialidade.

Curitiba, nos anos 30 e seguintes, era conhecida como Cidade Universitária, haja vista a excelência dos estudos ofertados na Universidade Federal do Paraná. Vinham para cá muitos estudantes de estados vizinhos, sobretudo de São Paulo, e foi assim que Elisa conheceu seu futuro marido, Leônidas, também médico. Disse ela, em entrevista a José Wille, em 1997: “A maioria dos estudantes daquele tempo era paulista, inclusive o meu marido. Ele veio estudar aqui e casamos. […] A universidade tinha fama de boa escola” (WILLE, 2017, p. 6).

Formou-se em 1935, ano em que foi para São Paulo fazer um curso de especialização na maternidade do professor Raul Briquet . Retornando a Curitiba, montou seu consultório, com uma clínica que prosperou.

Casados, Elisa e Leônidas, em 1939 foram viver em Rolândia, no interior do Paraná. A essa época, Rolândia estava apenas começando, era uma “cidade alemã” e passava por uma epidemia de tifo. Juntos, ela e o marido, trabalharam com pesquisa e informações à população sobre como prevenir a doença, no que foram bem sucedidos. Como Elisa falava alemão, isso facilitou sua adaptação na nova cidade. Ela foi uma das primeiras médicas a atuar no interior do estado, atendendo Rolândia e, ainda, Cambé, Apucarana e Arapongas.

Em 1954, o casal de médicos retornou a Curitiba, considerando a necessidade de dar uma melhor educação às filhas, Brígida e Maria Aparecida, a Cida. Agostinho, terceiro filho, nasceu em Curitiba. Drª Elisa contou a Wille (2017) que, mesmo tendo ficado afastada de Curitiba por quinze anos, no retorno, foi procurada por sua clientela. E a partir daí, ela se concentrou na realização de seu grande sonho: construir um hospital maternidade que realizasse partos mais humanizados.

Antes da construção da maternidade, porém, ela organizou um curso para gestantes denominado “Parto sem Dor”, pois, segundo ela, não existe dor de parto, mas sim trabalho de parto. Este nome foi usado de 1955 a 1995. Como o objetivo do curso era o de tranquilizar as mulheres e o casal com relação à gestação, ao parto, ao pós-parto e aos cuidados com o bebê, curso esse que era frequentado por casais e com aulas ministradas por ela. Maridos e mulheres assistiam ao curso juntos, de mãos dadas. A ideia não era a de um “parto sem dor” que, segundo ela, não existe, mas sim de, em cinco aulas, uma a cada semana, preparar o casal para o parto sem medo, destacando a paternidade responsável e o papel do marido no parto. Drª Elisa adorava dar aulas e o fez até os 88 anos de idade. Atualmente, esse trabalho continua, por meio do CEMUC – Centro de Apoio a Mulheres e ao Casal Grávido, que oferta cursos gratuitos a casais.

Dentre outras contribuições da Drª Elisa, vale a pena destacar a introdução, no Paraná, do método contraceptivo intrauterino (DIU).

Em 1971, foi eleita presidente da Associação Brasileira de Mulheres Médicas (ABMM); em 1972, representou o Brasil no Congresso Internacional em Paris; e em 1973, organizou uma jornada médica em Curitiba. Na oportunidade de sua eleição como presidente da ABMM, Bragança, em sua coluna “Mulher presente”, mencionava:

Apesar de sua intensa atividade como médica, ela ainda encontra tempo para
cuidar das rosas do seu jardim e administrar a construção do hospital que sempre foi o seu grande sonho. Nos seus momentos de saudade, ela lembra com carinho o admirador do seu trabalho, Leônidas Noronha, seu marido falecido, que também era médico (BRAGANÇA, 1971, 3º cad., p. 4).

Foi em 17 de abril de 1973, aos 63 anos de idade que, com a participação de nove sócios, Drª Elisa consolidou sua aspiração maior: o Hospital e Maternidade Santa Brígida foi inaugurado, tendo por objetivo oferecer um tratamento humanizado e com competência técnica para a mulher e o recém-nascido. O nome, Brígida, segundo conta o Dr. Abelardo Elias da Silva, sócio fundador do Hospital e médico ginecologia e obstetra, foi dado em homenagem à mãe da Drª Elisa, Dona Brígida Somma Checchia (BEM PARANÁ, 2018).

Brígida, além de nomear a mãe e uma das filhas da Drª Elisa, nos remete, também, a uma nobre sueca que viveu no século XIV e, após ficar viúva, com oito filhos, dedicou-se inteiramente ao serviço dos mais necessitados, cuidando dos enfermos, em um hospital fundado por ela e seu esposo Wulfon, príncipe de Nerícia (SANTO DO DIA, 2020). Mais tarde, foi santificada pela Igreja Católica como Santa Brígida.

De acordo com levantamento promovido pelo jornal Plural, com base nas declarações de nascidos vivos emitidas em Curitiba entre os anos de 2014 e 2017, foi no Hospital e Maternidade Santa Brígida que mais nasceram crianças na capital paranaense. Em três anos, foram 20,9 mil bebês. Segundo Luc (2020), atualmente, o hospital realiza cerca de 3,4 mil atendimentos por mês. Embora a maioria dos partos seja por cesárea, Drª Elisa era defensora do parto natural, considerando que “a mulher tem um sistema genital, que é para dar passagem para o nenê. […] Se não pode, vamos para a cesariana. Mas a preferência é pelo parto natural” (WILLE, 2017, p. 15).

No Hospital Santa Brígida nasceu o primeiro bebê de proveta do Paraná. E, em 2017, um bebê prematuro, que nasceu com apenas 460 gramas, conseguiu se recuperar (BEM PARANÁ, 2018).

Drª Elisa Checchia deixou um legado importante na história da obstetrícia do Paraná. Sua competência, seu trabalho em favor de mães e bebês, na busca de um parto mais humanizado, geraram frutos inequívocos e contribuíram para uma visão diferenciada desse processo fundamental na vida das pessoas. Faleceu em Curitiba aos 89 anos, no dia 02 de fevereiro de 2000.

Com uma legião de admiradores, Dra. Elisa Checchia, para a qual a Medicina era uma missão, trouxe ao mundo milhares de bebês e acompanhou mulheres e mães no cuidado com a saúde. Vibrava com a vida e sentia em cada recém-nascido a esperança e infinitas possibilidades. 




CEMUC EM 800 CARACTERES:
O CEMUC - Centro de Apoio às Mulheres e ao Casal Grávido é uma instituição formada por voluntários de diferentes áreas do conhecimento que orientam famílias grávidas sobre gestação, parto, pós-parto e cuidados com o bebê através de cursos gratuitos. Em troca, cada aluno doa lãs e fraldas que são repassadas para entidades beneficentes de assistência a carentes. Funcionando ininterruptamente desde 1955, já formou cerca de 50.000 alunos, repassando doações de 90.000 novelos de lã, 100.000 fraldas e 40.000 litros de leite materno para alimentar bebês de UTIs Neonatal de Curitiba e RM. Conta com parceria de empresas que podem expor e vender produtos em seus cursos e redes sociais e é também um ponto de encontro das mamães que compartilham temores e alegrias em relação à si e à maternidade. 

Um comentário: